Lusco-FuscoLusco-Fusco by Cristina Carvalho

Lusco Fusco é um livro que não pretende contar nada de novo, somos logo avisados pela autora, e, no entanto, esta é uma história que tem de ser imaginada, não em jeito de desafio mas de permanente agitação dos sentidos. O universo, tal como o conhecemos, é assim porque também foi imaginado; de outra forma permaneceria no seu caos inicial de uma massa de gases incandescentes, vibrantes, inclassificáveis.

Este livro fala-nos dessas criaturas fantásticas que povoam os contos da nossa infância e regulam os elementos da natureza: os elementais, que são apenas visíveis aos mais destemidos, aos que acreditam e ao acreditarem vêem; aos que são capazes do sonho, não o que resulta de um sono profundo, mas desse limiar ténue e fugaz que separa a noite do dia, momento de apelo de todas as criaturas fantásticas que habitam mundos contíguos ao nosso. Fadas, siflos, sereias, gnomos e salamandras. Mas não esperem encontrar rostos de uma beleza cristalina nas criaturas bem comportadas e verrugas no nariz de quem se porta mal. Estas criaturas, dotadas de alma como nós, também têm o seu temperamento, as suas fúrias e as suas maldades; tal como a natureza, podem oscilar entre o idílico e o devastador. Podem ser gordos e bonitos, feios também, porque a beleza tal como a utilidade depende do destino que se lhe dá; a moral não é um elemento da natureza.

Somos convidados de Viktor e Rocka nesta história do seu amor, porque se trata de uma história de amor, mas daí não esperem uma escrita inocente como se pode constatar por este diálogo inicial:

E como apareceste aqui (…)?
Sou fruto de transformações, umas mais arrogantes e pretensiosas que outras!

A chave para ler este livro está em percebermos que o que se passa não é mais importante do que aquilo que imaginamos. Já os segredos dos elementos do universo abrem-se-nos através da poesia e do canto. A poesia pode não atingir a plenitude do indizível, mas seguramente que o torna mais habitável, pelo menos no nosso imaginário.

Lusco Fusco, porque as histórias nos ajudam a compreender melhor esta nossa condição de viajantes pela terra. Para ler sonhando.

O Lusco Fusco faz parte do Plano Nacional de Leitura.

 

Anúncios