Olhando por Mr. BergmanOlhando por Mr. Bergman by João Rebocho Pais

Numa escrita ligeira e bem humorada, dispensando floreados de circunstância, este livro narra o primeiro ano de vida de Mr. Bergman, também conhecido por outros nomes afetuosamente aplicados de acordo com as suas gracinhas, manias e progressos.

O petiz é o terceiro filho do autor que decide ficar em casa a cuidar do seu rebento, certo de que não será muito diferente do que recorda das experiências anteriores.  Devido à ocupação profissional da mãe aproveita a licença parental, recentemente estendida ao pai de forma mais alargada no tempo, para abraçar uma intensa atividade de puericultura.  Este paizar em fase madura, com níveis de ansiedade mais baixos, menor fixação pelo rigor da logística e maior tolerância à balbúrdia parece-lhe perfeitamente ao alcance. A cumplicidade entre pai e filho estabelece-se logo na maternidade quando Mr. Bergman, vá lá saber-se como, confidencia ao pai ser um fervoroso adepto do Glorioso.

Entre tentativa e disparate, pai e filho vão crescendo; um mais rapidamente do que o outro, diga-se a bem da verdade. A dinâmica desta família bilingue de sete elementos vai sendo perturbada pelo quotidiano sempre tão preenchido de um bebé. Pontualmente, surge o olhar breve que a sociedade lança sobre esta forma tão pouco tradicional de ser pai.

João Rebocho Pais encontrou, nesta aventura de amor, uma forma de dar sentido ao infinito que encerra o mistério de cada nova vida.

Anúncios