a-mansaoHistória de ascensão de Flem Snopes e do seu clã no sul dos Estados Unidos do pós-Guerra Civil, a trilogia Snopes foi escrita por William Faulkner, Prémio Nobel da Literatura, ao longo de mais de trinta anos.
A partir de 6 de outubro, ficará pela primeira vez na íntegra ao alcance dos leitores portugueses, com a publicação do seu último volume, A Mansão, que sucede aos romances A Aldeia e A Cidade.
A Mansão, publicado em 1959, é um livro de escrita aguçada, trespassada por um humor mordaz e por um sentido de fatalismo arrepiante. Se nos livros anteriores o protagonista conseguiu alcançar uma vida de sucesso, neste derradeiro capítulo fica latente uma ameaça que pode deitar tudo por terra.

Sinopse:
De pobre jornaleiro rural do Mississípi a presidente do banco de Jefferson residente na mansão, não restam dúvidas de que Flem Snopes foi hábil a galgar a escada social. No entanto, o conforto proporcionado pela sua nova respeitabilidade parece estar a enfraquecer-lhe os talentos demoníacos. Eis então que um outro da sua tribo, Mink, preso há trinta e oito anos, regressa, decidido a vingar-se. A Mansão completa a fabulosa trilogia de William Faulkner em torno dos Snopes, sucedendo aos volumes A Aldeia e A Cidade, e dá conta do fim desta indomável família do pós-Guerra Civil Americana que, ao longo de uma geração, ardilosamente garantiu o domínio de toda a cidade de Jefferson, sede do mítico condado de Yoknapatawpha, no Mississípi, e sobre ela tombou.

William Faulkner nasceu a 25 de setembro de 1897 em New Albany, Mississípi. A decadência do sul dos Estados Unidos da América, onde sempre viveu, está no centro de grande parte dos seus romances, entre os quais se destacam O Som e a Fúria (1929), Luz em Agosto (1932) e Absalão, Absalão! (1936). Distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 1949, recebeu por duas vezes o Prémio Pulitzer de Ficção, com A Fábula (1954) e Os Ratoneiros (1962). Autor central da literatura norte-americana e um dos maiores escritores do século XX, morreu a 6 de julho de 1962.

Nota de Imprensa Livros do Brasil

Anúncios