Há um estranho cheiro a mudança no ar. Desde 2008, a cada dia que passa é percetível que algumas das bases de sustentação do modelo em que se apoia o sistema do capitalismo global começam a apresentar fissuras.

 

Um pouco por todo o mundo, reações ao «falhanço» do sistema não tardaram a aparecer, nas mais variadas formas: a eleição de Donald Trump nos  Estados Unidos da América, a saída do Reino Unido da União Europeia, o surgimento de movimentos de extrema-direita, mais ou menos organizados e sofisticados, ou extrema-esquerda, e ainda o aparecimento de movimentos de cidadãos que procuram dar resposta nas áreas onde sentem que o governo lhes falhou – ação social, ambiente, direitos laborais e direitos das minorias, por exemplo. O livro de Jack Shenker – jornalista e correspondente internacional do Guardian – é uma investigação de fundo que procura perceber os novos movimentos políticos que moldarão o mundo nas próximas décadas. Já Estão a Prestar Atenção é um livro essencial para entender a política dos dias de hoje, qual será a sua trajetória nas décadas seguintes, o que originou os movimentos de insatisfação social que têm vindo a transformar o panorama político mundial e quais as forças que os movem.

Jack Shenker vive em Londres e é jornalista. O seu trabalho cobre desde política a  manifestações de bairro – e tudo o que se encontra entre estes dois pólos. Antigo  correspondente do Guardian para o Egito, Shenker recebeu o prémio Gaby Rado por excelência no jornalismo pelos direitos humanos. Duas das suas reportagens foram premiadas pela Foreign Press Association. Tem escrito acerca das alterações sísmicas na paisagem política do Reino Unido. Está também envolvido em movimentos sociais e organizações políticas que trabalham com comunidades marginalizadas, do ativismo antidespejos ao apoio à independência dos meios de comunicação social, passando pela educação.

Nota de Imprensa da Bertrand Editora.